quarta-feira, 29 de agosto de 2012

Viva a sua vida apenas...



Eu continuo usando as mesmas palavras, mas os sentimentos são outros. Se você ainda entende minhas palavras com significado de outrora é capaz de não entender a minha nova visão. A minha capacidade de ver o que está a minha frente, a minha capacidade de analisar os fatos e assim decidir. Hoje, o que eu busco é trilhar um caminho que eu me sinta valorizado, não pelas pessoas em geral, mas por mim mesmo.

Estou buscando estabelecer meu caminho, sem me sabotar, sem desviar da rota que eu quero seguir. Culpas, remorsos, dores, mil motivos me levam atracar neste ponto. Por mais cômodo, que seja aqui não é onde quero chegar. Quero mais, muito mais. Posso mais, muito mais! A responsabilidade de seguir em frente não é maior do que me manter aqui... Mas os riscos e exposições são outras...

Não quero ficar esperando os novos desafios. Quero criá-los. Aceitar o meu poder de realização. Que as ações não dependem das consequencias e sim do nosso desejo. Mais esperando sempre por elas. Afinal todo ato tem a sua. Mas é um preço justo para quem aceita as suas escolhas.

Egoísmo é manipular os outros para atenderem seus desejos. É achar que todo mundo é inferior a você. O que coloco aqui é justamente o contrário, é se colocar no mesmo patamar dos outros, onde seus desejos, sonhos e ideais compartilham o mesmo patamar. Onde você pode colocar seus sentimentos em relevância. Aceitar que você tem o direito de usar o não.

Libertar de amarras e pressões exteriores sem preocupações descabidas como o desafeto e o desamor. As pessoas que realmente se importam com você te aceitaram como você realmente é. Com seus erros e falhas. Com seus acertos e méritos.

O amor não é conquistado pela conquista e sim pela apreciação da verdadeira natureza da pessoa. Cansamos de ver pessoas que querem transformar as pessoas naquilo que elas acham ideal. É aí que se começa a desilusão. Na fantasia que a pessoa amada é o que queremos que elas sejam.

Para que se engessar quando se busca se libertar? Por que continua se colocando no final do fila? Suas prioridades são somente suas, suas escolhas dependem apenas do seu querer. Quem tenta agradar a todos acaba não agradando ninguém, inclusive a si próprio.

Se liberte... Se rebele... Se jogue... Faça a sua vida o que bem entender! Ela é sua! Claro, consciente sempre das suas escolhas e pronto para arcar com as suas consequencias. Viva a sua história a partir de você, seja autor e não mero figurante...

Deixe de assistir a sua vida da janela, venha viver o lado de fora. Todas as incertezas podem te levar à um lugar acima das suas expectativas. Mesmo que seus sentimentos sejam descontrolados e inesperados às vezes o melhor é se entregar ao acaso e permitir sentir as dores e as maravilhas de se viver.

Já ouvi dizer que perder todas as esperanças é a liberdade. E essa frase me levou a inúmeras indagações e questionamentos. Hoje, a conclusão que mais me faz sentido é que a perda da esperança nos faz aceitar a nossa situação sem acreditar que isso pode mudar. O que não gera frustração.

Mas eu não quero aceitar a minha atual situação, mas também não quero ter esperança em dias melhores, quero ser agente de transformação, mas não do mundo e sim de mim mesmo. Não quero me transformar por completo, quero apenas transformar pontos que me geram certo incomodo e stress.

A minha atual fase tenho buscado o que realmente é essencial para ter uma vida significativa e não cair na ilusão coletiva por produtos secundários da obsessão de um estilo de vida. E um dos pontos importante é parar de ser perfeito e deixar as coisas acontecerem. Não se importar com as opiniões e pensamentos alheios.

Aprender a olhar em volta. Quando a gente fica centrado em alguma coisa deixa de perceber as inúmeras possibilidades que a vida tem a nos oferecer. Sabendo que a vida nos dá essas oportunidades então por que continua a insistir o mesmo caminho desgastado e sofrido? Por que não buscar outra rota?

Ninguém chega atrasado porque a vida não é uma corrida, as possibilidades existem quando se deseja. Faça a sua parte, se não aconteceu. Vire a página e faça uma nova história. Novo enredo, novos personagens, novos rumos e novos sentimentos. Nem melhores ou piores apenas diferentes.
Crie. Faça. Refaça. Recrie. Invente. Reinvente. Quantas vezes você puder, ou melhor, quiser!

Libertar é mudar as suas percepções e com isso ser capaz de entender que a vida é muito maior do que a nossa rotina, nossos deveres e obrigações. Do social, financeiro, familiar, espiritual e pessoal. Muitas vezes queremos ser quem não somos e por mais que insistirmos em nos igualar aos demais percebemos que um esforço inútil porque não deixaremos de ser o que somos.

Viva a sua vida apenas...


Nenhum comentário: